top of page
  • Foto do escritoreric

identidades religiosas

José Saramago, em Magna terra, diz:

"Eu acredito no respeito pelas crenças de todas as pessoas, mas gostaria que as crenças de todas as pessoas fossem capazes de respeitar as crenças de todas as pessoas."

É muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e, consequentemente, com tradições e hábitos diversificados. Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.



Uma abordagem sobre as formas de apropriação das religiões praticadas no Brasil. Acompanhe uma investiga do cotidiano popular por meio das experiências de moradores da favela Vila Parque da Cidade, no estado do Rio de Janeiro

No documentário "Santo Forte" que conta diversas experiências religiosas de moradores de uma comunidade do RJ, dentre eles há Dona Teresa, que permeia há uma ligação com a umbanda e o espiritismo, sincretismo religioso por definição. Podemos ver as dimensões psicológicas e religiosas, quando Dona Tereza afirma que em uma vida passada foi uma Princesa, o que explicaria o seu gosto por música clássica.





O Brasil abriga muitas religiões, e em contra partida há muita intolerância, com mais intensidade nas de matrizes africanas. É notório o contraste em que os templos católicos, protestantes, ortodoxos são facilmente identificados com placas, e os templos de candomblé e umbanda estarem em locais muitas das vezes "escondidos".


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page